Acredito que você deva ter notado o quanto a pandemia acelerou alguns processos organizacionais, por exemplo, algumas empresas estavam há mais de 5 anos estudando para implantar o HOME OFFICE, ou outras que estavam alguns anos definindo como implantar o setor de e-commerce, e em apenas 02 semanas muitas mudanças estratégicas foram realizadas.

Claro que tudo isso foi possível devido a necessidade (que vamos combinar é mãe é da inovação) e também ao modelo mental, ou melhor ao mindset ágil.

Se você ainda não ouviu falar sobre este termo, anota ai que é o novo termo corporativo.

Mindset ágil tem haver com decisão, ação e resiliência.

Ainda existem muitas organizações e pessoas que são apegadas ao velho estilo de fazer negócios, um apego as normas, as regras aos procedimentos que apenas engessam os processos e não produzem resultados.

No modelo mindset ágil há a oportunidade de rever o que não está dando certo e decidir o que mudar e rapidamente entrar em ação com resiliência, ou seja, se adaptando as novas situações e realidade.

No entanto, temos que ficar atentos, pois muitas pessoas no mundo corporativo não estão desenvolvendo o mindset ágil e sim o Mindset acelerado. E há uma grande diferença entre essas duas formas de pensar.

Por exemplo esses dias eu enviei uma mensagem no watts app para uma pessoa:

“Olá tudo bem? Você viu que toda segunda feira às 09 horas da manhã eu estou fazendo live de recolocação profissional no meu perfil do Instagram?”

A pessoa me respondeu:

“Oi Damaris tudo bem e você? Não vi não, é no face? É a noite?

Eu até voltei para ler a mensagem que eu havia enviado. E este não foi o único caso.

Teve uma situação que uma pessoa me mandou e-mail e na sequência me mandou uma mensagem no watts app com exatamente o mesmo texto do e-mail.

Eu já estava finalizando a resposta do e-mail e precisei responder também no watts app.

Parece pouco, mas se você parar para refletir você vai ver estes exemplos e outros no seu dia à dia. Pequenas situações que acabam “roubando” o seu foco e atrapalhando a sua produtividade.

No mindset acelerado a pessoa age na pressa, na ânsia, e com isso ela produz estresse, ansiedade, retrabalho, o que gera improdutividade e esgotamento no final do dia.

Acredito que nos últimos anos, nós (seres humanos), estamos pensando muito e refletindo pouco sobre nossas ações, comportamentos e atitudes e com isso deixamos de desenvolver o nosso mindset ágil.

Talvez para finalizar a reflexão, caiba aqui a frase do escritor José Saramago:

Que não tenhamos pressa, mas que não percamos tempo.

Pense nisso e sucesso.